José Alfredo de Vilhena Rodrigues foi um escritor, pintor, cartoonista e humorista português. Marcou várias gerações de portugueses e criou centenas de títulos emblemáticos. Considerado o rei do humor em Portugal.
Passa a infância entre Freixedas, Lisboa e Porto. Fixa-se em Lisboa onde desenha cartoons para os jornais “Diário de Lisboa”, “Cara Alegre” e “O Mundo Ri” (de que foi co-fundador) durante os anos 50. Publica em 1956 Este Mundo e o Outro, a sua primeira colectânea de cartoons, em 1958 Pascoal e em 1959 Manual de Etiqueta, livro de textos humorísticos.
Durante os anos 60 a sua actividade de escritor desenvolve-se. Publica uma grande quantidade de livros com textos humorísticos, muitos deles apreendidos pela Pide e que lhe valeram três estadias na prisão, em 1962, 1964 e 1966. Até ao 25 de Abril de 1974 Vilhena redigiu cerca de 70 livros.
Em 1974 cria a “Gaiola Aberta”, revista de textos e cartoons humorísticos satirizando a sociedade da época o que o levou a ser perseguido e a responder várias vezes em tribunal.
Vilhena foi fundador das publicações “O Fala Barato”, numa primeira edição em forma de jornal e mais tarde em revista. Depois de deixar de ser publicada seguiu-se “O Cavaco” e mais tarde “O Moralista”.
Faleceu, em Lisboa, a 3 de Outubro de 2015.
FONTE:
https://escritores.online/escritor/jose-vilhena/
Sem comentários:
Enviar um comentário