Luigi Galvani (1737-1798) foi um médico e pesquisador italiano. Descobriu o princípio da pilha e a eletricidade que ela produz. Foi professor de Anatomia na Universidade de Bolonha, Itália.
Luigi Galvani (1737-1798) nasceu em Bolonha na Itália, no dia 9 de setembro de 1737. Quando jovem pensava em dedicar-se ao sacerdócio, mas foi atraído pelas ciências naturais. Estudou medicina, dedicando-se em particular aos estudos anatômicos. Formou-se com 22 anos e depois de três anos foi nomeado professor de Anatomia na Universidade de Bolonha.
Dedicou-se às pesquisas, repetia exaustivamente suas experiências antes de expô-las à curiosidade geral. Observou atentamente as reações das rãs, sob a ação de estímulos elétricos. Em 1762, casa-se com Lúcia Galeazzi, filha de seu professor de cirurgia.
Em 1780, Galvani e seus alunos, ao dissecarem uma rã com um bisturi, percebem que o animal embora morto, se contraía violentamente. Galvani concluiu que bastava tocar os músculos da rã com um instrumento feito com dois metais diferentes, para que as contrações ocorressem. Deduziu que o corpo da rã continha uma carga elétrica. Denominou essa força de "eletricidade animal". Sua nova teoria foi publicada no livro "Sobre a força da eletricidade nos movimentos musculares".
Luigi Galvani despertou com seu livro, a atenção do professor Alessandro Volta, que dedicou-se ao estudo da "eletricidade animal" e descobriu que a rã não produzia eletricidade, mas apenas reagia ao estímulo elétrico. Surgia uma disputa entre os dois pesquisadores.
Os últimos anos da vida de Galvani foram difíceis. A Itália foi invadida por Napoleão e em 1797 foi proclamada na Bolonha, a República Cisalpina. Galvani recusou-se a prestar juramento ao Novo Estado e em consequência foi demitido do cargo de professor na Universidade de Bolonha. Sem trabalho, muda-se para a casa de um irmão.
Em 1799, um ano após a morte de Galvani, o professor Volta consegue provar definitivamente a sua tese, ao descobrir que a reação da rã se dava em razão da presença de ácidos no corpo do animal, concluindo que o contato dos metais umedecidos com ácido é que produziam a corrente elétrica. Estava descoberto o princípio da bateria. A eletricidade que ela produz foi denominada "corrente galvânica". Galvani deixou importantes estudos sobre anatomia comparada, que foram reunidos e editados após sua morte.
Luigi Galvani morreu em Bolonha, Itália, no dia 4 de dezembro de 1798.
Fonte:
https://www.ebiografia.com/luigi_galvani/
Sem comentários:
Enviar um comentário