A cerca de 5 km de Viana do Alentejo situa-se um dos mais importantes santuários do sul do país: o santuário de Nossa Senhora de Aires. Todos os anos tem lugar uma romaria a este santuário, que costuma realizar-se no quarto domingo de setembro. O santuário encontra-se num local situado junto à antiga estrada romana que ligava Ebora (Évora) a Pax Julia (Beja). Por este motivo, têm-se encontrado numerosos vestígios romanos nas suas imediações.
A imponente igreja do santuário, em estilo barroco, foi construída no séc. XVIII, em substituição de um outro templo do séc. XVI, que foi demolido. O autor do projeto foi o padre João Baptista, sendo o portal, em estilo rococó, da autoria de Manuel Antunes, de Estremoz. A construção esteve a cargo de Manuel Gomes.
Na página http://www.pontosdevista.net/expoi.php?id=108 pode ler-se o seguinte, a respeito das lendas que o povo conta sobre o santuário:
(…)
Existem duas lendas contadas pelo povo. Uma que relata que naquela herdade, chamada dos Vaqueiros, morava um lavrador rico, supõe-se que Martim Vaqueiro, que possuía uma manada de bois. Na herdade existia um curral onde todas as noites os bois eram recolhidos. A certa altura os empregados do lavrador repararam que durante a noite os bois saiam do curral para irem pastar, mas que no outro dia de manhã estavam todos lá dentro, com a porta fechada. Foram então contar o mistério ao patrão que se dispôs a ir dormir uma noite à porta do curral. Nessa noite apareceu-lhe em sonhos Nª Senhora, que lhe disse que era Ela que abria a porta aos bois e que era de Sua vontade que fizessem naquele local uma casa de Deus e que para isso Ela própria o ajudaria. O lavrador tratou logo de juntar os materiais necessários para dar início à igreja e como era preciso muito dinheiro vendeu alguns dos seus bois. Porém, quando os voltou a contar, após a venda, tinha na manada a mesma conta, tendo sido um milagre de Nª Senhora.
O aparecimento da imagem da Senhora d'Aires também tem uma lenda, e encontra-se expressa numa inscrição na portada do Santuário. É um verso em latim, que relata que após a expulsão dos mouros destas terras, um lavrador arava o campo quando encontrou dentro de um pote de barro a imagem que se vê no altar. Sobre esta lenda, diz-se que a imagem foi descoberta por Martim Vaqueiro quando este lavrava o campo.
(…)
Fonte:
https://amateriadotempo.blogspot.pt/2013/10/a-senhora-de-aires-de-ao-pe-de-viana.html
Sem comentários:
Enviar um comentário